sexta-feira, 23 de maio de 2014

Pata-de-vaca


A pata-de-vaca é uma planta medicinal, também conhecida como mão de vaca, pata ou unha de boi, muito utilizada para complementar o tratamento medicamentoso da diabetes.

A pata-de-vaca é uma árvore brasileira com um tronco espinhoso que produz flores grandes e exóticas, geralmente brancas, mas algumas vezes podem adquirir a tonalidade avermelhada.

O seu nome científico é Bauhinia foticata e as suas folhas podem ser compradas em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

Para que serve a pata-de-vaca

A pata-de-vaca serve para tratar cálculos na bexiga ou nos rins, diabetes, hipertensão arterial, hemofilia, anemia, tratamento para obesidade, doenças do coração e doenças urinárias.

Propriedades da pata-de-vaca

As propriedades da pata-de-vaca incluem sua ação analgésica, depurativa, diurética, hipoglicêmica, laxante, purgativa e vermífuga.

Modo de uso da pata-de-vaca

Para fins medicinais são utilizadas as folhas da pata-de-vaca.

Chá de pata-de-vaca: Adicionar 2 folhas de pata-de-vaca em meia xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Beber o chá 3 vezes ao dia.
Efeitos colaterais da pata-de-vaca

O efeito colateral da pata-de-vaca é o aumento do efeito dos medicamentos anti-diabéticos. Por isso, os pacientes com diabetes devem consultar o endocrinologista antes de iniciar a ingestão da planta.

Contraindicações da pata-de-vaca

A pata-de-vaca está contraindicada na gravidez, para mulheres em fase de amamentação e em indivíduos com crise de hiperglicemia.

                                                         ****************

INDICAÇÃO: Chá de Pata de vaca => Combate a diabetes, (para o pâncreas produzir mais insulina), reduz o colesterol, emagrecedor e diurético. Usado também para problemas no fígado, intestinos e estômago, rins, diarréias, impedindo o aparecimento de açúcar na urina, insuficiência urinária, prisão de ventre, nos casos de poliúria ou urina solta.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Fonte: Tua Saúde e Chá & Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário