quinta-feira, 22 de maio de 2014

Unha de gato


A Unha de gato também conhecida como Herinha é uma planta medicinal que cresce em forma de cipó formando arbustos trepadores. Possui folhas verdes claras com espinhos levemente curvados, seu caule de cor marrom avermelhado e creme pode armazenar água em seu interior para suprir suas próprias necessidades.

A unha de gato possui propriedades medicinais anti-inflamatória e reativadora da imunidade e pode ser usada no tratamento de amigdalite e artrite. Ela pode ser comprada em muitas lojas de produtos naturais e seu nome cientifico é Uncaria Tomentosa.

Para que serve a Unha de gato

A unha de gato serve para úlcera, candidíase, bursite, gastrite, hemorragia, rinite, asma, virose, próstata, inflamações nas articulações, artrite, amigdalite, reumatismos, problemas de pele, disenteria, herpes, mioma, gonorreia e reduz a pressão sanguínea.

Propriedades da Unha de gato

A unha de gato tem propriedade analgésica, antioxidante, anti-inflamatória, imunoestimulante,anti-reumática, antiviral, afrodisíaco, regeneradora celular, reguladora menstrual, contraceptiva, antipirética e diurética.

Modo de uso da unha de gato

A unha de gato  pode se utilizada em forma de chá das folhas e raízes desta planta, tinturas ou em capsulas vendidas em farmácias de medicamentos naturais.

Para o chá de unha de gato: Usar 20g de cascas e raízes de unha de gato para 1 litro de água. Ferver os ingredientes por 15 minutos, em seguida deve-se retirar o chá do fogo e deixar repousar no recipiente tampado por 10 minutos, em seguida coar e tomar. Recomenda-se tomar o chá de unha de gato de 8 em 8 horas, entre as refeições.
 Para orientações referente a doses diárias necessárias um especialista em fitoterapia deve ser consultado.

Efeitos colaterais da unha de gato

A unha de gato se usada em altas doses pode causar efeito anticonceptivo, diarreia, náuseas e prisão de ventre.

Contraindicações da unha de gato

O uso de unha de gato é contraindicado para grávidas, mulheres que amamentam, pessoas com alergia a planta.
Pacientes transplantados, com problemas gástricos, com esclerose múltipla e tuberculose não devem fazer uso da unha de gato.

Fonte: Tua Saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário