quinta-feira, 22 de maio de 2014

Sene


O sene é uma planta medicinal, também conhecida como Sena, Cássia, Cene, Lava-pratos, Mamangá, muito utilizada para tratar problemas intestinais.

O seu nome cientifico é Cassia angustifolia e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

Para que serve o sene

O sene serve para ajudar no tratamento de prisão de ventre, cólica biliar, febre, gases, fissura anal, hemorroidas, impinge, doenças venéreas, doenças causadas por fungos, pressão alta, colesterol alto, doenças da pele e dos olhos.

Propriedades do sene

As propriedades do sene incluem sua ação laxante, purgativa, carminativa, antiácida, depurativa e vermífuga.

Modo de uso do sene

A parte utilizada do sene são suas folhas, na forma de cápsulas ou para fazer chá.

Chá de sene: Colocar ½ colher (de sopa) de sene em 250 ml de água fervente e deixe descansar por 5 minutos. Beber a seguir, 2 a 3 xícaras por dia.

Efeitos colaterais do sene

Os efeitos colaterais do sene incluem vômitos, cólicas, diarreia, aumento do fluxo menstrual, carência de potássio, diminuição das hemoglobinas e nefrite, se utilizado em excesso.

Contraindicações do sene

O sene está contraindicado em casos de hipersensibilidade ao sene, gravidez, lactação e crianças menores de 12 anos, obstrução e estenose intestinal, atonia, doenças inflamatórias intestinais apendicite, estados inflamatórios uterinos, cistite, insuficiência hepática, renal ou cardíaca, náuseas, vômito, estados de desidratação severa, hemorroidas, sintomas abdominais não diagnosticados e constipação crônica.

Fonte: Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário